PANIDROM
Arte: Vidi Descaves
Com 10 atores, 5 músicos, 1 carro e 1 bicicleta, Panidrom é uma peça itinerante que se desenvolve por ruas, praças e espaços da cidade. Atendendo a um público de mais de 3.500 pessoas em apenas onze apresentações, o espetáculo estreou no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em novembro de 2014.
A peça, criada em processo colaborativo e dirigida por João Pedro Orban, tem a dramaturgia escrita por Clarice Lissovsky e Tomás Braune. Panidrom é uma fábula que traz a cena a trajetória de nove personagens retirados de seus locais de origem por conta da construção de uma barragem e que são conduzidos por El Gran Perez Perez para uma terra nova. Um homem com barbatana de peixe, uma grávida que a barriga não para de crescer, duas gêmeas siamesas separadas e uma dona de casa com seu carrinho de feira são algumas das personagens que, acompanhadas por uma banda cigana, formam o universo político-fabular da peça.
A ocupação espacial é o pilar principal da encenação. A peça se desenvolve em um percurso pela cidade, relacionando-se diretamente com o ambiente e as paisagens ao seu redor. Construções, canteiros de obras, jardins, ruas e lugares diariamente percorridos são ressignificados na relação com os atores. O espectador é convidado a vivenciar a cidade por uma nova perspectiva, criando uma relação ativa com o espetáculo.
Panidrom é um convite a experimentação, uma vivência no espaço, na cidade e em nós mesmos.